Biblioteca Digital

Sou uma biblioteca muito nova. Nasci em Setembro de 2011 e por isso estou a dar os primeiros passos num caminho que espero ser longo e profícuo para todas as crianças e comunidade em geral (pais e professores) que passarem por este Centro Escolar. Vou tentar fazer tudo o que estiver ao meu alcance para que as coisas corram bem. Espero que partilhem comigo as vossas experiências. Fico a aguardar! (Equipa da BE 2012)

Novidades

quarta-feira, 5 de junho de 2013


DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

 “Pensar. Comer. Conservar.” é o tema deste ano.



"O Dia Mundial do Ambiente é um evento anual, comemorado no dia 5 de junho, que tem como objetivos estimular a sensibilização mundial pelo meio ambiente e incentivar ações positivas que garantam um mundo mais limpo e verde para si e para as gerações futuras. “Pensar. Comer. Conservar.” – é importante pensar antes de comer e, assim, ajudar a conservar o meio ambiente – é o tema adotado para 2013.

A data comemorativa, estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, visa destacar as questões ambientais e possibilitar a cada um perceber não somente a sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente da mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável.

“Pensar. Comer. Conservar” é uma campanha contra a perda e desperdício de alimentos. De acordo com a ONU para Agricultura e Alimentação, um terço da produção global de alimentos é perdido ou desperdiçado. Ao mesmo tempo, uma em cada sete pessoas no mundo sofre de fome e, a cada dia, mais de 20.000 crianças menores de cinco anos morrem de fome. Além disso, o desperdício de comida significa também desperdício de recursos naturais, contribuindo assim para impactos ambientais negativos.

Devido a esses enormes contrastes entre estilos de vida e os efeitos devastadores sobre o meio ambiente, o tema deste ano — “Pensar. Comer. Conservar” — procura promover maior informação sobre os impactos ambientais das escolhas que cada um faz em relação à comida e, consequentemente, tornar cada pessoa mais consciente das suas decisões.

A campanha deste ano convida a tomar uma atitude dentro de casa e testemunhar o poder de decisões individuais e coletivas que se tenham tomado para reduzir o desperdício de comida, economizar dinheiro, minimizar o impacto ambiental da produção de alimentos e pressionar processos de produção de alimentos para que se tornem mais eficientes.

Quando o alimento é desperdiçado, isso também significa que todos os recursos usados para a produção desse alimento também foram perdidos. Por exemplo: são necessários mil litros de água para produzir um litro de leite.

Tomar decisões conscientes significa, por exemplo, selecionar alimentos que têm menor impacto ambiental, como alimentos orgânicos que não usam produtos químicos no processo de produção. Também se pode optar por comprar alimentos produzidos localmente, o que significa que os alimentos não foram importados de outras partes do mundo, assim reduzindo a quantidade de emissões."
Fonte: Portal da Saúde


Sem comentários: