Biblioteca Digital

Sou uma biblioteca muito nova. Nasci em Setembro de 2011 e por isso estou a dar os primeiros passos num caminho que espero ser longo e profícuo para todas as crianças e comunidade em geral (pais e professores) que passarem por este Centro Escolar. Vou tentar fazer tudo o que estiver ao meu alcance para que as coisas corram bem. Espero que partilhem comigo as vossas experiências. Fico a aguardar! (Equipa da BE 2012)

Novidades

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013



VIOLÊNCIA NÃO... PAZ SIM!

Mais um sucesso da nossa Biblioteca. Vou contar-vos tudo.
Tudo começou com a constatação que as brincadeiras das crianças são, hoje, muito violentas, isto é, brincam muito aos encontrões, aos pontapés e aos murros.

Ora, no primeiro dia do ano, assinala-se o DIA MUNDIAL DA PAZ e no dia 30 de janeiro o DIA ESCOLAR DA NÃO VIOLÊNCIA, já aqui assinalado. Dois grandes motivos para celebrarmos, festejarmos e lembrarmos que a PAZ é cada vez mais importante.
Assim, depois de escolhida a história que desse o mote ao tema, GÉMEOS (in:http://cataflash.catalivros.org/m008/AV_0066_FOL_transicao_gemeos.html- história brilhantemente escrita por José Manuel Ribeiro, que tivemos o gosto de conhecer pessoalmente no passado dia 19 e ilustrada por Helena Zália, que a Trinta Por Uma Linha editou, avançamos com a atividade propriamente dita.

Depois de apresentado o livro e explorado todas as suas partes, pedimos a todas as crianças das turmas que passaram na Biblioteca, para nos dizerem o que para eles é a PAZ.
Muitas foram as respostas dadas. Todas elas foram transcritas e efetuada uma nuvem-pomba que depois foi impressa e afixada na turma. Foram ainda, as mesmas respostas escritas e colocadas dentro de balões. Depois pedimos a toda a turma que fizessem uma frase alusiva à Não-violência e à Paz. Estas frases foram, depois transcritas e a par do poema "Dia um  Ano primeiro" (in: Versos Diversos para Meninos Travessos, de Maria Rosa Colaço, editora Europress) anexadas ao balão, cheio com hélio, que foi lançado pela titular da turma, rumo a um lugar incerto. Muito gostaríamos que alguém que venha a receber esse balão mensageiro nos fizesse chegar o seu parecer. 

A terminar a sessão na biblioteca foi lançado um desafio aos alunos: 
- O aluno que mais vezes conseguir promover a paz, a harmonia, a não violência entre os colegas será premiado no final do ano com um prémio surpresa!

Os balões cuja mensagem foi colocada dentro, foram cheios de ar “normal” e atirados da plataforma de acesso ao Centro Escolar para o recreio. Em poucos minutos parecia mesmo que tínhamos uma chuva de balões e depois foguetes que rebentavam. Uma grande festa alusiva à Não-violência que vivemos na nossa escola.

Queremos, sem nos esquecermos de ninguém, agradecer a todos que tornaram tudo isto possível, desde a quem nos forneceu os balões - Biblioteca Municipal; a quem os ajudou a encher - Carla Grandão "Sítio do Pica-pau" que para além de nos ter enchido os balões com hélio, ainda forneceu alguns, uma vez que os nossos eram pequenos, às auxiliares que prontamente se predispuseram a ajudar e ainda a todas que no final varreram o espaço que como seria de esperar, ficou apinhado de pequenos plásticos coloridos fruto do rebentamento dos balões. 

Nenhuma mensagem foi deixada ao acaso, algumas crianças tinham mais que uma mensagem, a outros calhou a própria mensagem, outros que nem balão, nem mensagem. Mas todos partilhámos e vivemos momentos de muita alegria e animação.

MUITO OBRIGADA A TODOS

Ficam as imagens de tudo o que aqui se passou.



3 comentários:

Francisca disse...

Adoro a ``PAZ´´

Francisca disse...

Adoro a ``PAZ´´

TELMA disse...

Eu gostei muito .Eui também dei uma ideia para a andorinha.