Biblioteca Digital

Sou uma biblioteca muito nova. Nasci em Setembro de 2011 e por isso estou a dar os primeiros passos num caminho que espero ser longo e profícuo para todas as crianças e comunidade em geral (pais e professores) que passarem por este Centro Escolar. Vou tentar fazer tudo o que estiver ao meu alcance para que as coisas corram bem. Espero que partilhem comigo as vossas experiências. Fico a aguardar! (Equipa da BE 2012)

Novidades

quinta-feira, 15 de março de 2012


Os afetos no sapo apaixonado

 “O Sapo Apaixonado” de Max Velthuijs, editado pela Caminho, é um livro que consta do Plano Nacional de Leitura. Fala de um Sapo Verde que se apaixona por uma Pata Branca e que não tem coragem de assumir os seus sentimentos. Alguns dos seus amigos acham estranhíssimo que um sapo verde se apaixone por uma pata de outra cor. É um livro maravilhoso que aborda questões como o respeito pela diferença, a discriminação, o respeito pelo sentimento dos outros e a importância de falar sobre os mesmos. Assinala também a importância da amizade e principalmente de que “o Amor não tem barreiras”.

É um livro apropriado para promover o relacionamento interpessoal de forma a evidenciar os afetos: carinho, simpatia, espírito de interajuda, amor, amizade, solidariedade, etc., assim como promover a comunicação e a expressão de sentimentos.

Porque estivemos no mês em que se celebra o dia dos namorados, considerámos esta uma excelente forma de se integrarem os sentimentos no “Leitura fora de portas”.

Depois de uma breve observação da capa do livro tentámos antecipar a história e falámos sobre sentimentos que fazem o conjunto dos afetos. Atentamente ouvimos e vimos o conto.

Qual a moral da história?

No fundo, todos nós podemos estar apaixonados, apesar das diferenças, tal como o Sapo que é verde e a Pata que é branca!

De seguida retirámos todas as palavras significativas da história, os seus personagens, os sentimentos que expressaram, as emoções que viveram, os momentos e locais onde decorreu o desenrolar da história, para formarmos a nuvem de palavras.






Os alunos do 3.º ano elaboraram em origami um sapo (meninos) e uma pata (meninas). Foi muito interessante e divertido.


Para terminarmos a atividade ainda vimos, ouvimos e cantarolámos o vídeo clip da música Adivinha quanto eu gosto de ti, de André Sardet e ficámos a saber que ela foi criada a partir da história com o mesmo título de Sam McBratney e Anita Jeram, que existe na nossa biblioteca. Afinal os livros servem realmente para muita coisa!!!
Parabéns a todos/as que participaram nesta aventura.
                      

Sem comentários: